OBS: Este projeto ficou em 3º lugar no Desafio UI Expert
Contexto
Desafio proposto para a imersão UI Expert, onde realizei o desenvolvimento de um aplicativo estudantil para uma faculdade fictícia.
O Desafio
Desenvolver um aplicativo para a universidade FIDA (Faculdade Integrada de Design e Artes) que possibilite aos alunos acessarem informações referentes a sua matrícula (notas, frequência, posição financeira, entre outras) e a comunicação da instituição.
DESK RESEARCH
Segundo a pesquisa realizada anualmente pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), em 2018, pela primeira vez na história, o uso exclusivo de celulares para acessar a internet superou o de computadores.¹
Com o aumento do uso de smartphones, aumentou-se também a necessidade de criação de aplicativos mobile para atender os usuários, que mais do que nunca precisam acessar seus dados na palma da mão.
Em nova pesquisa realizada pelo CGI.br no ano de 2019, 92% dos usuários da internet utilizam mensagens instantâneas, como Whatsapp e 76% acessam redes sociais.²
A maioria dos estudantes universitários do Brasil também trabalha. Além disso, muitos também possuem um perfil mais independente.³

BENCHMARKING
Pesquisei na AppStore alguns aplicativos de faculdade para fazer a análise, mas, para acessar às páginas internas, precisaria ser aluna.
Decidi então analisar a partir das telas disponibilizadas na própria AppStore. Pontos de destaque em cada aplicativo:
USF Connect
 Calendário mensal sinalizado com datas das provas
• Área de biblioteca
• Espaço para falar com coordenador do curso
UFMS
• Gráfico comparativo da nota individual com a média da turma
• É possível pesquisar disponibilidade dos livros na biblioteca
• Gráfico de frequência
UNAERP
• Consultas a provas digitalizadas
• Alerta de principais avisos (como datas de provas) na página principal
• PUCRS
• Materiais extra disponíveis para download
UNIVALI
• Espaço para visualizar situação financeira
UNICAP
• Atividades complementares
• Baixar boletos de pagamentos
• Eletivas
MATRIZ CSD
PESQUISA
Comecei essa etapa procurando comentários nas avaliações dos aplicativos na AppStore. Algumas respostas que considerei relevantes para o projeto:
Avaliações de aplicativos de faculdades na App Store

Avaliações de aplicativos de faculdades na App Store

Fiz uma pesquisa através de formulário online com estudantes universitários para entender um pouco a relação deles com o sistema das suas faculdades, principalmente os que já possuem aplicativos. 
Alguns insights encontrados:
Para os que estudam numa faculdade que possui aplicativo, perguntei também qual a ferramenta que mais gosta no app. Entre as principais respostas:
• Grade curricular;
• Verificação e análise de notas;
• Solicitação de requerimentos;
• Notificações de prazos das atividades;
• Mapa;
• Horário dos ônibus;
• Cardápio do almoço.
Sobre comunicados da faculdade entre os que utilizam aplicativo:
A maioria recebe por e-mail ou notificação pelo celular e gosta do formato.
Os que não gostam do formato atual se dividiram entre um grupo que prefere receber pelo Whatsapp, outro que prefere receber tudo pelo aplicativo.

ÚLTIMA ETAPA DA PESQUISA, PERGUNTAS PARA TODOS:
Sobre o acesso às notas, a grande maioria acessa pelo site e as principais dificuldades encontradas são:
• Demora para encontrar o local das notas, devido à quantidade de páginas;
• Servidor que trava.
Por fim, perguntei quão importante consideram as ferramentas abaixo num aplicativo de faculdade (em que 1 é pouco importante e 5 muito importante):
Sugestões de ferramentas:
• Opção de entregar atividades pelo aplicativo;
• Solicitar serviços na secretaria acadêmica.

PROTO-PERSONA
MAPA DE EMPATIA
PIXAR STORYTELLING
"Era uma vez Bruna, uma estudante de design que morava em Curitiba com sua gata Pandora.
Todos os dias ela precisa conciliar o tempo dos estudos com seu trabalho numa agência de publicidade, o que limita seus horários livres para resolver os problemas do dia a dia ou mesmo da faculdade. Além disso, o acesso às notas no site da faculdade muitas vezes a fazia perder mais tempo quando precisava acessar pelo celular, pois eram mais telas e abas para navegar.
Um certo dia, Bruna ficou sabendo que sua faculdade havia criado um aplicativo e viu que poderia ser uma boa solução para ajudar sua rotina de estudos. 
Por causa disso, conseguia acessar às notas mais rapidamente, além de outras ferramentas que se tornaram bem importantes para se manter informada e tirar dúvidas com os professores e a coordenação.
Por causa disso, aproveitava melhor seu tempo, resolvia logo seus problemas e consequentemente melhorava seu rendimento. 
Até que finalmente, apresentou seu TCC, conseguiu se formar e, após o término da gradução, ainda recebeu uma promoção no trabalho."
SITEMAP
Caminhos possíveis que os usuários farão ao utilizar o aplicativo.

Fluxo inicial do app

WIREFRAMES
Para iniciar o desenvolvimento das telas e ter uma simulação de como o aplicativo ficará, desenhei algumas possibilidades em baixa fidelidade para as telas.

Desenhos iniciais

BRANDING
Como a FIDA é uma faculdade fictícia, criei uma marca sugestiva. Por ser voltada para cursos de Design e Artes, utilizei tons mais alegres de cores que remetessem às sensações desejadas (verde: inteligência e segurança / azul: confiança, empatia).
A tipografia escolhida foi a Open Sans e suas variações, por ser uma fonte de boa leiturabilidade, muitas variações e acessível.
PROTÓTIPO
As telas foram pensadas para qualquer pessoa (mesmo sem ser aluno) ter acesso à algumas informações principais da faculdade: notícias e contato.
Após fazer o login e acessar a área do aluno, é possível alterar a forma de recebimento dos comunicados nas configurações.
É possível visualizar as notas, comparando com as notas da turma, conferir as disciplinas e informações sobre elas, além de entrar em contato com os professores.
Agenda com datas importantes, situação financeira podendo fazer download dos boletos e recibos.
Notícias e informações de contato atualizadas com informações sobre o curso do aluno.
Protótipo Navegável
Ferramentas Utilizadas
Adobe Illustrator, XD e Photoshop.

CONCLUSÃO E APRENDIZADOS
Com menos de 1 mês estudando a área de UX/UI, participar do desafio foi em primeiro lugar um desafio para mim mesma, pois não me sentia pronta para fazer meu projeto completo e em menos de uma semana. Mas hoje percebo como foi importante e o quanto consegui aprender colocando a mão na massa.
Acredito que ainda há muitas possibilidades. Com mais tempo para produção, testaria a usabilidade com os usuários para avaliar e validar o aplicativo. Mas me sinto grata pela oportunidade e motivada a seguir em frente.
Back to Top